Blog da Leardi

Número de startups do mercado imobiliário no Brasil cresce 13,5 por cento em um ano

  • 12/06/2024

Levantamento indica que elas empregam 22 mil pessoas diretamente

Entre proptechs e construtechs, o Brasil tem 1.209 startups focadas no mercado imobiliário. O número representa um crescimento de 13,5% em relação a 2023, segundo o Mapa das Construtechs e Proptechs 2024, desenvolvido pela Terracotta Ventures. Juntas, essas empresas empregam 22 mil pessoas de forma direta.

O estudo mostra que 87,1% destes negócios estão concentrados no Sul ou no Sudeste. A maior parte deles está em São Paulo (46,6%), bem à frente de Santa Catarina (10%) e Paraná (8,4%), estados que aparecem na sequência.

Tipos de startups

A maior parte das startups ativas se enquadram na categoria Propriedades em Uso (37,2%). Ao total, são 450 empresas especializadas em gerenciar e otimizar propriedades para melhorar a eficiência operacional. Aqui estão aquelas companhias que oferecem serviços como compartilhamento de escritórios, hospedagem de curta duração (shortstay), gestão de condomínios e processos de gestão logística.

Logo depois, aparecem as startups de Aquisição (34,6%). São 418 empresas ativas que se focam em otimizar a jornada de compra, venda e locação de imóveis. Destacam-se tarefas como portais de locação de imóveis, intermediação imobiliária, serviços de lançamento e produtos financeiros, como crédito ou seguros.

Em terceiro, a categoria Construção (21,8%) tem 264 empresas ativas. Aqui se enquadram companhias que buscam auxiliar diretamente nas obras, como ferramentas de gestão e monitoramento ou startups de construção modular e pré-fabricada.

As 77 startups que se enquadram em Projeto e Viabilidade (6,4%) apresentam soluções para a fase pré-obra, como tecnologias para qualificação de terrenos, plataformas de gestão ou contratação de profissionais e iniciativas de equity crowdfunding.


Fonte: imoveis.estadao.com.br



Posts Relacionados

#

5 hábitos de um corretor de sucesso

Está definido na lei 6.530. Apenas os corretores de imóveis com registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) podem intermediar compra, venda ou locação de um imóvel. Portant

#

3 sinais de que franquia imobiliária é para você

O modelo de franquias já está mais do que consolidado no Brasil. É só olhar ao seu redor para ver os mais diferentes exemplos - de restaurantes e lanchonetes a lojas de presentes e roupas. Já

Quer receber novas ofertas?

Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail