Blog da Leardi

Design biofílico e hortas indoor: Veja como cultivar e harmonizar hortaliças dentro de casa.

  • 03/05/2024

Segundo nutricionistas, é possível cultivar alimentos em casas ou apartamentos com pequenas hortas, e isso pode ser mais barato e mais saudável que consumir apenas de mercados e hortifrútis. Designers de interiores também acrescentam que é possível harmonizar as plantas com a decoração.

Cultivar os próprios temperos e folhas para saladas pode ser uma ótima opção para quem busca uma alimentação mais saudável. Além da saúde, as hortas internas - também chamadas de indoor - proporcionam novas possibilidades estéticas para as residências.

O g1 conversou com especialistas de diferentes áreas e reuniu dicas de como cultivar hortaliças em espaços pequenos, quais são as espécies ideais e como harmonizar este hobby com a decoração do ambiente.

De acordo com a nutricionista Bruna Sayuri, de Capão Bonito (SP), hortaliças como alface, espinafre, rúcula, agrião, azedinha, cebolinha, salsa e couve são excelentes opções para pequenas hortas.

Para quem gosta de cozinhar com temperos frescos, a especialista também recomenda o cultivo de alecrim, manjericão, ora-pro-nóbis, sálvia, coentro, hortelã, erva-doce, serralha e orégano.

De acordo com a designer de interiores Thalía Soares, de Itapetininga (SP), plantas e "mini" hortas, podem ser posicionadas em áreas externas, como varandas ou locais próximos às janelas, entretanto, as plantas que preferem sombra e a umidade, podem ser colocadas em varandas cobertas.

A dinâmica de encaixar uma estética natural com o ambiente de trabalho ou de moradia, se chama design biofílico.

Para não comprometer o espaço, a profissional recomenda utilizar plantas pendentes nas prateleiras ou em suportes na parede, assim como utilizar móveis.

"Para ambientes com plantas vivas é necessário aplicar o design biofílico, uma prática que busca criar espaços mais conectados com a natureza, tornando-os mais acolhedores, agradáveis e saudáveis para os ocupantes. Em apartamentos ou casas pequenas, otimizar o espaço é crucial", finaliza a profissional.

Ainda conforme a nutricionista Bruna, a maior vantagem de cultivar alimentos em casa é o custo-benefício, uma vez que diversos alimentos em mercados ou hortifrútis tiveram aumentos significativos nos preços e, às vezes, nem estão com a qualidade preservada.

"Em casa é possível fazer hortas simples e pequenas, em vasos ou direto no chão, conforme o espaço da casa ou apartamento, com adubo orgânico, garantindo melhor qualidade do produto final, sem agrotóxicos e maior praticidade para preparar receitas no dia-a-dia e é muito mais saboroso também", reforça a nutricionista.

"Os benefícios de cultivar plantas em casa incluem a melhoria da qualidade do ar, redução de níveis de estresse, aumento da sensação de bem-estar e até mesmo a promoção de foco e produtividade. Plantas podem servir como um elemento de design, adicionando textura, cor e vida aos espaços" comenta a designer.


Fonte: g1.globo.com



Posts Relacionados

#

5 hábitos de um corretor de sucesso

Está definido na lei 6.530. Apenas os corretores de imóveis com registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) podem intermediar compra, venda ou locação de um imóvel. Portant

#

3 sinais de que franquia imobiliária é para você

O modelo de franquias já está mais do que consolidado no Brasil. É só olhar ao seu redor para ver os mais diferentes exemplos - de restaurantes e lanchonetes a lojas de presentes e roupas. Já

Quer receber novas ofertas?

Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail